A cada 100 lâmpadas trocadas nas ruas, 30 foram alvo de vandalismo

Muitas lâmapadas quebradas têm que ser substituídas
Divulgação

A empresa Ghia Engenharia, responsável, desde dezembro, pelo serviço terceirizado do sistema de iluminação pública de Itabuna vai iniciar, nos próximos 40 dias, um trabalho de georreferenciamento com uso de GPS (Global Positioning System) para identificar “pontos escuros” onde o sistema precisa ser expandido ou melhorado.

Além disso, o trabalho também vai contribuir para o controle de qualidade dos 14 mil pontos públicos de energia existentes na cidade. A realização deste trabalho deve durar 90 dias, segundo informou Victor Freire, diretor operacional da empresa.

A Ghia já colocou à disposição da população de Itabuna o serviço de ligação gratuita para reclamações e solicitações de pequenas intervenções de engenharia no sistema, a exemplo dos serviços de manutenção, como substituição de lâmpadas ou sensores. A chamada pode ser feita para o número 0800-721-0112, entre 8 e 18 horas, de segunda à sexta-feira.  A partir da segunda quinzena de fevereiro também terá expediente aos sábados das 8 às 17 horas.

Após a abertura da Ordem de Serviço, a empresa terá prazo de até 48 horas para o atendimento da solicitação. Victor Freire explica quanto a outros serviços como, por exemplo, alteração de potência ou substituição de braços, o procedimento é outro. “Abrimos a Ordem de Serviço e encaminhamos para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que terá a autoridade para a realização da intervenção”, explicou.

Neste primeiro mês de atividades, a empresa já pôde diagnosticar um problema que prejudica o sistema de iluminação pública de Itabuna: o vandalismo. Levantamento feito pela Ghia Engenharia aponta que em cada 100 lâmpadas substituídas, 30 não apresentavam defeito técnico, mas estavam apenas quebradas por ação de vândalos.

Com o processo de terceirização, a Prefeitura prevê ganhos com mais racionalização e economia no custeio e investimentos no setor de iluminação pública, já que a empresa passou a arcar com os custos dos serviços sob supervisão da Secretaria Desenvolvimento Urbano (Sedur). De acordo análises técnicas, o gasto médio com manutenção por ponto de luz será reduzido e a qualidade do serviço será bem melhor.

 “Além disso, a empresa será responsável pelo projeto de modernização da iluminação do município. Temos certeza que a população vai perceber a melhoria na qualidade do serviço público de iluminação, que vai ganhar maior agilidade e rapidez no atendimento às demandas dos cidadãos”, disse o secretário Marcos Monteiro, da Sedur.  

Ao todo quatro equipes da empresa Ghia Engenharia cuidam da manutenção da iluminação pública de Itabuna, atuando no período diurno e noturno. Dentre os benefícios de um sistema público com qualidade está a melhoria da condição de segurança nas vias públicas.  O novo sistema de GPS a ser implantado é um sistema de navegação por satélite com um aparelho móvel que envia informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição climática.